sábado, 10 de fevereiro de 2018

YARA LINS - Arte Tumular - 436 - Cemitério do Morumbi, Sao Paulo




ARTE TUMULAR
Placa de bronze com o seu nome e datas no gramado do cemitério.
Local- Cemitério do Morumbi, Sao Paulo 





PERSONAGEM
Yara Lins, nome artístico de Orasília Severina da Silveira, (Frutal, 26 de fevereiro de 1930 — São Paulo, 28 de junho de 2004) foi uma consagrada atriz brasileira , pioneira da Televisão brasileira.
Morreu aos 74 anos

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
A atriz iniciou sua carreira nas radionovelas , migrou para a televisão ainda no seu início e foi o primeiro rosto a aparecer na tela da Tv brasileira na inauguração da extinta Rede Tupi de Televisão em 18 de Setembro de 1950.

Durante mais de cinco décadas de carreira, Yara atuou em um total 60 títulos entre séries, novelas, minisséries e seriados. Nos anos 50 , ela apresentou junto a Hebe Camargo um programa feminino levado ao ar pela TV Paulista " O Mundo é das Mulheres ".

 Na Teledramaturgia é a interprete de personagens inesquecíveis como a Madame Mercedes Mogliani de Vitória Bonelli de Geraldo Vietri do qual era a atriz preferida , a Berenice da segunda versão de Selva de Pedra , a Irene de Pai Herói , Dona Josefa em O Machão , a dona Maria , a mãe da protagonista Lola (Irene Ravache) do clássico Éramos Seis , a Mãe Cândinha da novela A História de Ana Raio e Zé Trovão , a Zulmira de Kananga do Japão e a dona Nilda mãe de Miguel Soriano (Tony Ramos) em Laços de Família que foi seu último trabalho.

Foi casada e tem duas filhas: Mônica e Monalisa. Tem netos e um bisneto.

MORTE
Faleceu aos 74 anos, devido a problemas relacionados à Insuficiência respiratória. Ela tinha câncer de pulmão devido ao fumo e estava internada no Hospital Oswaldo Cruz , em São Paulo vindo a falecer aos 28 de junho de 2004 , Yara foi sepultada no Cemitério do Morumbi

Fonte- pt.wikipedia.org
Formatação- Helio Rubiales
Anterior
Próximo

hrubiales@gmail.com

0 comments: