sexta-feira, 25 de agosto de 2017

PAULO SILVINO - Arte Tumular - 398 - Cremado

O velório ocorreu no Memorial do Carmo, bairro do Caju, Rio de Janeiro e posteriormente cremado






Paulo Silvino
Nome completoPaulo Ricardo Campos Silvino
Outros nomesDixon Savannah, Silvino Júnior, Brigitte Bijou
Nascimento27 de julho de 1939
Rio de JaneiroRJ
Nacionalidadebrasileiro
Morte17 de agosto de 2017 (78 anos)
Rio de JaneiroRJ
OcupaçãoAtorcomediantemúsicocantorcompositorapresentador e roteirista
CônjugeDiva Plácido (1967-1983)

PERSONAGEM
Paulo Ricardo Campos Silvino (Rio de Janeiro, 27 de julho de 1939 - Rio de Janeiro, 17 de agosto de 2017) foi um humorista, compositor e ator brasileiro.
Morreu aos 78 anos de idade.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
 Filho de Silvino Netto e Naja Silvino, não tardou a despontar para a carreira artística. Iniciou a carreira em 1957 no filme Sherlock de Araque, onde aparece como um cantor de rock and roll, usando o pseudônimo Dixon Savannah, ao lado de Carlos Imperial no ano seguinte, atuou no filme Minha Sogra é da Polícia, que também teve a participação de Imperial, Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Cauby Peixoto.

Ao lado de nomes como Altamiro Carrilho, Durval Ferreira e Eumir Deodato, lançou o LP Nova Geração em Ritmo de Samba, compondo e interpretando com sua voz abaritonada a maioria das canções, com o nome de Silvino Júnior. Também escreveu livros eróticos com o pseudônimo feminino Brigitte Bijou.

Durante as décadas de 1960 e 1970 ampliou sua produção musical e teatral, escrevendo e atuando em peças e filmes. Passa pelas extintas TV Tupi, TV Continental, TV Rio e TV Excelsior.

Estreou na TV Globo em 1967, em TV Ó – Canal Zero e ganha dois prêmios como o melhor comediante de televisão do ano. Desde então, apresentou e foi destaque em diversos programas de humor da TV Globo: Faça Humor, Não Faça Guerra, Satiricom, Planeta dos Homens, Balança Mas Não Cai, Viva o Gordo e Brasil Pandeiro. Em 1988, comandou inúmeras vezes o Cassino do Chacrinha, substituindo o Velho Guerreiro.

Esteve no SBT de 1989 a 1992, onde atuou em A Praça É Nossa e na Escolinha do Golias, com Ronald Golias. Participou da Escolinha do Professor Raimundo (1993 – 1995), na Globo, e da Escolinha do Barulho (1999), na TV Record.

De volta à Rede Globo, participa do programa Zorra Total, onde já fez muitos personagens, entre eles o mulherengo Alceu.

Seu humor é fortemente baseado em bordões e piadas de duplo sentido. É, portanto, típico daquele que fez escola nos programas no qual atuou nos anos 60 e 70. São memoráveis o bordão do policial Fonseca, em quadro no qual contracenava com Jô Soares ("Guenta, doutor, ele gueeeeenta!!"), e do porteiro Severino ("isso é uma tremenda bichona, seu diretor" e "Cara, crachá! Cara, crachá!"). O ator busca a piada simples, mas de gosto popular, ao criar seus tipos, popularizando assim os bordões de seus personagens.

No cinema, participou de Um Edifício Chamado 200 (1973), Com a Cama na Cabeça (1973, autor do argumento), O Rei da Pilantragem (1968), Minha Sogra É da Policia (1958) e Sherlock de Araque (1957).

Paulo Silvino tem três filhos: Flávio Silvino, João Paulo Silvino e Isabela Silvino. Após gravar seu primeiro LP e atuar em algumas novelas da TV Globo, Flávio Silvino teve sua carreira parcialmente interrompida em 2 de novembro de 1993 ao sofrer um grave acidente de carro que lhe causou danos cerebrais ao deixá-lo em coma durante 3 meses e meio.

Paulo Silvino fazia parte do elenco de Zorra Total com seu personagem Severino, que participava do Strip Trem Quiz, e o Senador (Eu quero é mamar!!!). Com a mudança no Zorra Total, Silvino integra o novo elenco do programa que tem pelo nome de Zorra apenas. Em 2017, deixa o programa.

O ator descobriu em julho de 2016 que tinha um endocarcinoma (câncer de estomago). Foi operado com sucesso pelo cirurgião oncologista Dr. Leonaldson Castro e, desde o início de setembro de 2016, o humorista fazia sessões de quimioterapia para a remissão da enfermidade. "Só faltam quatro sessões e Paulo Silvino está ótimo! A intenção é voltar logo para a telinha mas antes disso estaria lançando, em março de 2017, seu livro-vídeo "AS AVENTURAS DO PAPACETA". "Quero morrer na ativa, trabalhando na minha querida TV Globo", contou à revista. Paulo Silvino esteve na emissora desde 1966. Nesses 50 anos de casa, participou de diversos humorísticos, como "Planeta dos Homens" e "Viva o Gordo", apresentou o programa de auditório "Porque Hoje é Sábado", foi redator do "Domingão do Faustão" e chegou a narrar uma novela, "O Pulo do Gato".

MORTE
Faleceu em 17 de agosto de 2017, aos 78 anos, quando lutava contra um câncer no estômago. O humorista morreu em casa, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Segundo a família, Silvino chegou a ser submetido a uma cirurgia no ano passado, mas o câncer se espalhou e a opção da família foi que ele fizesse o tratamento em casa.

Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Anterior
Próximo

hrubiales@gmail.com

2 comentários: